O Projeto destina-se a jovens
que fazem parte do Programa Projovem Adolescente da cidade de Senador Cortes -
Minas Gerais.
Duração: 15 dias
Justificativa: O tema
foi escolhido para ampliar o repertório do grupo. Os filmes podem abordar
qualquer temática e serem suscetíveis de enquadramentos diversos e
multidisciplinares, entretanto, sua escolha deverá levar em conta, por meio de
sondagem, preferências e adequação da faixa etária do grupo.
Objetivo: Educar pela
arte e para a arte, através de dois campos fundamentais na formação do ser
humano – cultura e educação.
Desenvolvimento: O
professor poderá vivenciar anteriormente a experiência de ver, analisar o filme
e buscar possíveis temas a serem discutidos.
Antes da exibição, é importante que o professor informe ao grupo apenas
os dados referenciais do filme. Poderá incluir também curiosidades, no entanto,
sem atribuir juízo de valores. A critério, poderá fazer observações durante a
projeção ou esperar o término do filme. É importante que o professor justifique
o uso do filme e que fique atento às reações do grupo durante a exibição.
O professor poderá inicialmente questionar o grupo sobre o que viu e
deixar que o grupo apresente suas observações. Pedir ao grupo que elabore um texto
para realizar uma análise mais abrangente.
Após ouvir os relatos do grupo, o professor poderá
então se posicionar com suas observações destacando convergências e
divergências apresentadas. É importante enfatizar que um filme é constituído de
uma linguagem própria. O cinema possui elementos específicos que o
caracterizam: enquadramentos (planos e angulações), roteiro, sons (diálogos,
música e ruídos), fotografia, personagens, direção de arte, entre outros.
Conclusão: Realizar uma
síntese final, indicando os objetivos da atividade e relacionando-os com o
conteúdo desejado; poderá sugerir leituras complementares, filmes que contenham
assuntos semelhantes, sites de pesquisa ou desenvolver outras atividades.
Podemos começar pela indicação dos dados referencias que compreendem as
informações básicas de identificação de um filme: nome do diretor, país de
origem, ano de produção, gênero (mesmo que de forma indicativa), movimento ou
escola a que possa ser associado (Neo-realismo, Cinema Novo ou Nouvelle Vague,
por exemplo), créditos principais (quem dirigiu, quem elaborou o roteiro, quem
são os atores etc.) e sinopse da história. Feito isso, passamos para uma
descrição analítica dos personagens que são sujeitos da ação, elementos sobre
os quais as ações se desenvolvem e em função da qual a narrativa se organiza. A
focalização dos personagens permite uma orientação para adentramos na
narrativa: quem são, o que pensam, como se comportam, quais seus objetivos,
quais suas principais características etc. A análise pode seguir com o
levantamento e as observações a propósito da idéia ou conjunto de idéias que se
apresentam no filme, incluindo, por vezes, seus aspectos subjetivos.
Nesse aspecto, podemos observar o argumento do filme (qual ou quais os
assuntos abordados e de que forma), o tema ou os temas (do que trata o filme:
amor, vida, guerra, diferenças, preconceito, trabalho), o roteiro (como
acontece o desenvolvimento da narrativa), as circunstâncias da história (tempo
e espaço). O percurso não pode deixar de evidenciar também a configuração
externa do objeto-filme que é caracterizada pelos elementos constitutivos da
linguagem cinematográfica: enquadramentos (planos, angulação, movimentos de
câmera), a fotografia (iluminação, textura, cor, profundidade de campo), o som
(a música, os ruídos e os diálogos), os efeitos visuais (produção de imagens
não reais), arte (figurinos, cenografias, maquiagem) e a montagem (organização
e colagem de fragmentos fílmicos).
Finalmente, podemos apresentar a conclusão que compreende a observação
final dos tópicos apontados e possíveis convergências com os conteúdos a serem
trabalhados.
Avaliação: Deve-se observar a importância de utilizar o cinema na sala de aula e de repensar os procedimentos utilizados e suas implicações. Seu uso como prática educativa possibilita sensibilizar os alunos e desenvolver novas formas de compreender e ler criticamente os meios eletrônicos e as novas tecnologias de informação. Entretanto, o cinema não deve ser usado apenas como entretenimento ou simples ilustração de conteúdos. O trabalho com o cinema pode converter as aulas em atividades significativas, tangíveis e experimentais.
O filme que os alunos assistiram foi:
Todo Mundo em Pânico 3
- Lançamento 9 de janeiro de 2004 (1h 24min)
- Dirigido por David Zucker
- Com Anna Faris, Anthony Anderson, Leslie Nielsen mais
- Gênero Comédia
- Nacionalidade EUA
Todo mundo em pânico 3 satiriza irreverente e hilariante os recentes sucessos de bilheteria desde O Chamado, Sinais, Matrix Reloaded, Os outros até 8 Mile – Rua das Ilusões, além de macros da cultura pop como o programa de TV American Idol. Direção de David Zucker, o criador de Apertem os Cintos! O piloto Sumiu e dos três filmes da série Corra que a Polícia Vem Aí. Tudo começa quando a apresentadora de telejornal Cindy Campbell descobre uma série de terríveis acontecimentos que ameaçam o planeta,envolvendo invasores extraterrestres, vídeos assassinos, assustadores círculos em plantações, profecias sobre o Escolhido, crianças com olhares sinistros,rappers brancos ambiciosos e até mesmo uma discussão com Michael Jackson.
Fotos do passeio:
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